Artigos

ARTIGOS PUBLICADOS DO DR. RONEI COLTRO EM REVISTAS ODONTOLOGICAS

IMPLANTES EM MANDÍBULAS PARCIALMENTE DESDENTADAS

Pacientes desdentados na região posterior da mandíbula, os quais em nosso país é a grande maioria, hoje podem reabilitar-se não só com meios removíveis e implantes unitários definitivos;os quais muitas vezes devido a pouca altura óssea não é possível devido a presença do nervo alveolar inferior.

Para resolver tais problemas de pouca altura óssea, podemos utilizar implantes curtos, inclinados, lateralização do nervo alveolar inferior, enxertos ósseos autógenos, distração osteogênia, etc.

E em todos esses casos podemos associar os implantes com os dentes remanescentes através de próteses fixas, utilizando assim toda a estrutura do conjunto bucal dando um ponto de vista biomecânica e de comprimentos adequados para a morfologia, funcionalidade e estética do paciente.

Assim observamos que a implantodontia se revoluciona a cada dia aparecendo novas soluções para tratamentos antes dados como impossíveis, hoje observamos a realização destes casos com grande perfeição e sucesso dando mais conforto ao paciente durante a sua vida social alcançando um resultado morfológico e estético positivo como esperado pelo paciente.

Artigo publicado em revista odontológica

.

REABILITAÇÃO ORAL COMPLETA

O Que significa?
A reabilitação seria a reconstrução bucal e também facial do paciente em todos os departamentos da odontlogia, ex. : restaurações, ortodontia, implantes, próteses(intra e extra-bucais), periodontia, etc., realizando uma clínica geral avançada unindo a cavidade bucalcom todo o organismo do paciente.

Quando dizemos próteses intra-bucais estamos nos direcionando adentaduras, pontes(próteses) fixas e móveis e próteses extra-bucais (prótese buco-maxilo-facial), se dirigirmos a confecção de olho de vidro, orelhas protéticas, etc.

Hoje sabemos que o paciente necessita de uma cavidade bucal altamente estável com seu organismo não só no sentido de não existir dor, mas com uma oclusão correta para uma boa mastigação, evitando assim distúrbios estomacais(úlceras) e problemas encefálicos (dor de cabeça).Esses podem surgir devido a dores na região da A TM( articulação têmporo mandibular), refletindo na região frontal da cabeça.

Estando estável em relação à dor e oclusão(mastigação), o paciente procurará uma estética que lhe agrade, podendo corrigirortodonticamente os dentes, clareá-los, implantá-los.

Assim, após uma observação com os sentimentos íntimos do paciente em relação à sua cavidade bucal, após o tratamento, este confirmará as mudanças e melhorias que ocorreram em seu organismo, mostrando a necessidade da união das especialidades para a solução do caso.

Portanto, com tantas opções, hoje não é mais necessário a pessoa ficar insatisfeita consigo mesma, o indivíduo deve buscar a mudança que pode dar uma melhoria e auto estima para sua vida, deixando assim uma vida menos estressada e mais feliz.

Dr. Ronei Coltro

.

IMPLANTES E CÉLULAS TRONCOS NA ODONTOLOGIA

O ser humano sempre procura melhorar cada vez mais sua vida pesquisando meios para poder viver cada vez mais e em ótima saúde.

No mês de março de 2005 o presidente Lula sancionou a nova Lei de Biossegurança autorizando assim estudos com as células troncos embrionárias humanas;na odontologia atualmente possuímos o implante exógeno (pinos de Titâneo) os quais resolvem quase 100% dos casos, mas se conseguíssemos a recriação dos dentes originais todos os riscos de rejeição acabariam e todas as estruturas biolaterais (ligamentos,neofannação lateral de tecidos periodontais, etc) seriam reconstruídas.

Na Inglaterra pesquisadores conseguiram recriar a formação da coroa dentária introduzindo células tronco adultas da boca de um paciente,em um molde biodegradável e implantado-as na barriga de um rato, mas as estruturas adjacentes não foram recriadas, desta forma conseguimos um começo para atingir 100% de êxito nos tratamentos bucais, vêmos desta forma que em um futuro próximo conseguiremos a reconstrução total da boca dos pacientes com seus próprios dentes, chegando pelo menos na odontologia na perfeição desejada do paciente.

Dr. .Ronei Coltro

Orion Sites

INDAIATUBA: Rua Oswaldo Cruz, nº 867 - Cidade Nova - Tel.: ( 19 ) 3834-1536 Tel. de URGÊNCIA (019) 9429 0627
SALTO: Av. Dom Pedro ll, nº 683 - Centro - Tel.: ( 11 ) 4029-6938 – Tel. de URGENCIA: ( 11 ).95305 1645
E-MAIL: clinicarcoltro@hotmail.com