Faq

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é reabilitação oral completa?
R.: A reabilitação ocorre quando o paciente é analisado desde o tecido mole aos tecidos duros.Esses tecidos são minuciosamente avaliados e recuperados em todas as formas possíveis da odontologia moderna desde uma simples cárie até um complexo implante.

Quando e porquê é necessário o uso de aparelho?
R.: O aparelho é recomendado quando o paciente sente alterações dentárias e estruturais na face. Esses aparelhos podem ser ortodônticos(movimentações dentárias)ou ortopédicos(movimentação óssea).A idade ideal é entre 7 e 13 anos,mas não se impede da colocação de ortodontia em pacientes adultos.

Dores de ATM podem provocar dores de cabeça?
R.: As dores de atm refletem no músculo temporal o qual cobre a região ociptal da cabeça provocando dores nesses ligamentos ocasionando assim dores de cabeça.Também a degeneração da atm pode provocar travamento mandibular e perda de audição.

O quê é implante e quando é necessário utilizá-lo?
R.: O implante pode ser exógeno e autógeno.O exógeno são pinos de titânio colocados em níveis ósseos para futura reabilitação.O autógeno são estruturas retiradas de um local e colocadas em outro local do próprio paciente.Os implantes são necessários em locais onde ocorreu uma perda estrutural. Dependendo do local da perda pode se utilizar os dois tipos de implantes.Os implantes de titâneo são utilizados em níveis dentários e faciais promovendo assim a restruturação da destruição localizada.

Por quê há a necessidade de 6 ou 4 meses de espera para a abertura dos implantes?
R.: O implante exógeno necessita na maxila(mais porosa) 6 meses para osteointegração e mandíbula(mais calcificada) 4 meses.Hoje existem implantes imediatos os quais já são abertos para impacto,mas o caso deve ser bem avaliado pra não sofrer rejeição óssea.

Quando ocorre rejeição do implante?
R.: Rejeição é a expulsão do tecido recentemente colocado.Pode ocorrer devido a falta de habilidade cirúrgica ou problemas da via sistêmica do organismo.A rejeição pode ocorrer após alguns dias ou meses provocando dores intensas, formação de pus,perda óssea e necrose gengival.

O quê é canal e quando ele ocorre?
R.: Internamente aos dentes existe tecido nervoso e vascular. Quando essa região é lesada por cárie ou impactos pode-se ocorrer a “morte”ou a inflamação exacerbada deste tecido interno,ocasionando assim intensa dor.A solução é a remoção deste tecido necrosado para uma desinflamação do local pois o organismo esta rejeitando o tecido agredido.

Qual a idade melhor para se fazer implante e ortodontia?
R.: O implante é aconselhado após todo o crescimento ósseo do paciente,normalmente após os 18 anos,devido á alterações ósseas que possam ocorrer no limite da idade.A ortodontia quanto mais precoce melhor é o resultado.A idade ideal é entre 7 e 13 anos,podendo assim associar tratamentos ortopédicos com ortodônticos.Mas com equipamentos modernos não existe limite de idade para a colocação ortodôntica.

Quando se usa implante pode se fazer ortodontia?
R.: Sim.Os implantes devem ser estabilizados para não ocorrer movimentação da estrutura das espiras do implante.Hoje usa-se mini-implantes para ancoragem ortodôntica mostrando assim a vantagem do implante em alicersamento.

Doenças periodontais possuem cura?
R.: Hoje sabe-se que a perda óssea devido a bactéria (periodontia) não tem muita solução.Existem vários trabalhos de enxertos tanto ósseos como gengivais,mas os resultados são questionáveis.O tratamento ideal são raspagens,tartarotomia freqüente para o não agravamento da perda óssea.

Orion Sites

INDAIATUBA: Rua Oswaldo Cruz, nº 867 - Cidade Nova - Tel.: ( 19 ) 3834-1536 Tel. de URGÊNCIA (019) 9429 0627
SALTO: Av. Dom Pedro ll, nº 683 - Centro - Tel.: ( 11 ) 4029-6938 – Tel. de URGENCIA: ( 11 ).95305 1645
E-MAIL: clinicarcoltro@hotmail.com